Como programar sua viagem para o Japão

Por Themys Cabral

O Japão é um país super fácil para viajar. Pequeno, seguro, com uma rede de transportes ótima e um povo fanstástico, sempre disposto a ajudar o turista. Se você está com o pé coçando para ir para lá, mas está com medo de estourar o seu orçamento, se liga nas dicas do Casal SEM CEP, que esteve lá recentemente.


Quantos dias ficar

Para um roteiro básico no Japão, reserve  entre 8 e 10 dias ao menos. Sugiro você montar duas bases: Tóquio e Osaka. A partir destas cidades você pode fazer day trips.

mapa japao

Uma outra opção é acrescentar alguns dias no seu roteiro para dar uma esticada até Okinawa e conhecer belas praias. Nós não chegamos a ir, pois nossa viagem ao Japão foi durante o inverno.


Como se locomover

A rede de transportes do Japão é de fazer inveja a qualquer país do mundo. Pode abusar! É tudo muito limpo, organizado e pontual. Fantástico. Para viajar entre as cidades, você pode usar o passe de trem da JR.

Nós optamos por não comprar o passe, pois estaríamos com o carro da minha prima. Como o país é pequeno, é super fácil viajar de carro. A exceção foi o trecho Tóquio-Osaka, que viajamos de ônibus. Foram 6 horas de viagem tranquilíssimas, num ótimo ônibus. Saiu menos da metade do preço do ticket de trem para este trecho: 5 mil ienes (+- $ 45,00 ).

Os ônibus japoneses são super confortáveis.

Aliás, essa é uma dica de ouro para o Japão. Todo mundo vai para lá pensando em viajar de trem, mas se você está com o orçamento apertado, considere fazer as viagens internas de ônibus, pois as viagens não são tão longas e são bem confortáveis. O único inconveniente é para comprar as passagens, pois o site de bus da JR (companhia que vende as passagens) é meio chatinho para estrangeiros. Uma possibilidade é ir até o atendimento deles numa estação de metrô (Tokyo Station ou Shinjuku Station), quando você estiver em Tóquio, e comprar lá diretamente. Este link aqui, tem instruções sobre como comprar o ticket de bus.

Dentro das cidades, abuse do metrô e do google maps. É fácil comprar os tickets do metrô nas maquininhas, pois há sempre a opção em inglês. E não é caro. Dependendo do trajeto espere pagar entre 100 e 260 ienes, o equivalente a 1 e 2,6 dólares, mais ou menos.

Usamos e abusamos do excelente transporte público em Tóquio.

Usamos e abusamos do excelente transporte público em Tóquio.

Internet

Para carregar internet no seu celular, é fácil. Basta comprar um chip em alguma lojinha. Algumas pessoas alugam modem no aeroporto. Como nós chegamos por um aeroporto e fomos embora por outro, resolvemos comprar o chip, em vez de alugar, pois não teríamos como devolver. Para comprar o chip, é bem fácil. A internet é que não era essa Brastemp toda não (mas a culpa foi nossa que escolhemos a opção mais barata).


Como se comunicar

Mesmo estando do outro lado do mundo e não entendendo um candi sequer, não se preocupe. Se você abrir um mapa no meio da rua, certamente algum japonês virá te perguntar se você precisa de ajuda, principalmente em Tóquio. Uma japonesa super querida nos colocou no táxi dela e nos levou, sem cobrar um centavo, no lugar que estávamos procurando. Tem como não amar um povo assim? Na capital japonesa, é mais fácil encontrar quem fala inglês. Mas nas outras cidades também tem. Há mais jovens que falam inglês.


O que comer

A comida japonesa é riquíssima. Todos os detalhes dos pratos são milimetricamente pensados. Se você não come peixe cru, não se preocupe. Tem um milhão de outras opções. Pratos que você não deve deixar de provar: kobe beef no yakiniku (carne especial feita numa grelha na mesa, parece um churrasco japonês), karê (comida japonesa com forte influência indiana feita a base de curry), shabu shabu (você mesmo vai cozinhando sua comida numa panela a sua frente), kani (o king crab servido à moda japonesa é incrível), sashimi (se você come peixe cru e está a fim de experimentar algumas coisas diferentes, não perca essa oportunidade). Nós comemos sashimi de cavalo e de uns bichinhos que estavam num aquário à nossa frente no restaurante. Eu não tenho ideia de tudo que eu comi.

 

Kobe Beef: carne macia e deliciosa.

Kobe Beef: carne macia e deliciosa.

Churrasquinho Japonês de Kobe Beef.

Churrasquinho japonês de Kobe Beef.

 

Prato de Kani preparado com todo cuidado japonês.

Prato de Kani preparado com todo cuidado japonês.

 

Depois da balada, é hora de comer um shabu shabu.

Depois da balada, é hora de comer um shabu shabu.

 

O sushiman tirava do aquário na nossa frente direto para o nosso prato.

O sushiman tirava do aquário na nossa frente direto para o nosso prato.

Não deixe também de ir nos fanstásticos restaurantes de esteirinha japoneses, os chamados Kaiten Sushi. Procure por um que tenha cara de rede de fast food moderninha, se você estiver com orçamento apertado e quiser comer bem e barato. Eu e o Robert juntos gastamos cerca de US$12 dólares para comermos (muito bem) lá.

Os restaurantes de esteirinha, além de serem uma delícia e também muito comuns no Japão, podem ser também uma opção de comida barata.

Os restaurantes de esteirinha, além de serem uma delícia e também muito comuns no Japão, podem ser também uma opção de comida barata.

Além disso, você sempre pode fazer uma boquinha comprando algo em uma loja de conveniência, espalhadas por todos os cantos, os chamados kombini. Sempre tem onigiri (bolinho de arroz, alga e algum recheio) e várias outras opções. Bebidas quentes  (mesmo sopas quentinhas) ou frias você consegue nas máquinas espalhadas por vários pontos.

Em Hiroshima, a pedida é comer o Okonomyake (uma espécie de panqueca feita com macarrão, repolho, ovo e mais um montão de coisas).

Okonomiyaki de Hiroshima.

Okonomiyaki de Hiroshima.


Restaurantes em Osaka

Nós ficamos bastante tempo em Osaka na casa da minha prima e fomos tratados como reis por ela e pelos amigos dela. Não raro, eles faziam questão de nos levar para jantar. Abaixo, tem alguns restaurantes que provamos e aprovamos na cidade:

Kobe Beef
Yakiniku ichi
www.yakiniku-ichi.com
542-0985 OSAKA-FU OSAKA-SHI CHUO-KU SHINSAIBASHI SUJI 1-4-31
TEL: 06-6253-7729

Kani

A fachada do restaurante de Kani, que adoramos

A fachada do restaurante de Kani, que adoramos


Douraku
http://douraku.co.jp/kansai/honten/
542-0071 OASAKA-FU OSAKA-SHI CHUO-KU DONTOBORI 1-6-18

Shabu-shabu
Shabutei
www.shabutei.co.jp
2-1-15 Umeda, Kita-ku, Osaka-shi
TEL: 06-6346-5138

 

Leia outros textos relacionados
Booking.com
Modificado e otimizado por Jean Kássio